Educação

Há simples coisas que não conseguimos compreender...
Há simples coisas que parecem fáceis de manobrar...
Há simples coisas que parecem fáceis de conquistar...



E simplesmente ...

Há simples coisas que cada vez mais tenho a certeza que não é fácil...

A Educação...


   Todos pensamos que a parte difícil de ter um filho é o caminho que eles vão escolher, o que vão ser, com quem vão andar, simplesmente aquela incógnita do futuro, daquilo que desejamos e aquilo que eles escolhem...

   Eu na realidade, o que sempre quis e o que vou querer é que ele seja FELIZ e digno de todos os seus actos, que se RESPEITE e que RESPEITE!

  Ultimamente tenho me sentido tão frágil neste aspecto, capaz até de me sentir "incapacitada" de não conseguir...!

  Sentir que a minha responsabilidade cada vez é maior, é um misto de sentimentos, é olhar para ele, e querer lhe dar tudo( conhecimento), é olhar para ele e sentir que ele é capaz de ter tudo, mas que se comporta como continuasse a ser um bebe...

Aprender, ensinar, compreender...

  Será que todos somos capazes de transmitir todo o nosso conhecimento? 

   Receio de não estar a altura, receio que o caminho que escolhi para que ele me oiça não tenha sido o melhor, mas como disse, é um misto, é um mas e uns ses, que me perseguem, é querer compreender e ao mesmo tempo saber que não posso tolerar tudo o que ele faz e diz...

É sentir que "perco" tardes e folgas a ensinar lhe e ele simplesmente comporta se como entende se e no fim nada entendeu, é muitas vezes pensar em desistir e criar forças para que não aconteça...

É sentir me magoada, com as notas que me trás, com os comportamentos que manifesta, com as coisas que acontecem...

Compreendo que ele é uma criança, mas não consigo passar lhe a mão quando sinto que ele aproveita se de situações, para tirar partido, afinal ele é uma criança suficientemente inteligente para o que quer....

E eu vou conseguir que ele seja o suficiente inteligente para o que queremos!

É essa a minha responsabilidade é estar ao mesmo nível que ele, e as bases que conseguir incutir lhe serão as que acompanharão no seu dia a dia...

No fundo é  sentir me caminhar sem nenhum apoio, é perceber que a semana é  a MINHA e eu tenho que conseguir lhe dar o melhor ....

Eu sou capaz!!!

Cada vez que pego naquela pequena colher de pau, passa me mil e uma coisa na minha cabeça, vem o sentido de culpa, vêm os momentos de porquê, e na realidade, vêm aqueles pensamentos confusos que me deixam sem coragem para acabar o que comecei... continuar a ser determinada naquele acto só me faz pensar que só assim ele  respeitará a escola, as coisas e principalmente a ELE!

Depois vagueiam me pensamentos confusos, como existe pessoas que conseguem agredir os seus próprios filhos? Como não existisse amanhã?

Não critico, não censuro, a cada dia que passa, a cada momento que passa, sinto me tão confusa, acredito que seja importante, acredito que muitas palavras levam o vento, acredito que conversar, faz parte com que exista, se crie, e se mantenha uma ligação...

Mas não é o suficiente, não tem sido o suficiente e aquela nota insuficiente acabou com todas aquelas notas fantásticas que estava a conseguir...sei que não é o fim do mundo, mas pode ser o inicio de muitos fins do mundo, e não quero isso para ELE!

São fases ....são fases e eu vou conseguir que ele passe com SUCESSO!

Eu sou capaz!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário