Puder ou Poder

Adoro escrever...


Adoro a minha letra...


Adoro o poder de uma caneta, o quanto é inteligente em colocar visível no papel o que os nossos pensamentos transmitem...


Confesso...que quando escrevo tenho sempre algumas dúvidas na minha gramática, se estou a escrever com alguns erros, ou se o verbo esta bem conjugado, afinal escrever não é apenas escrever...


Hoje tenho dúvida por exemplo no puder e no poder....


Poder ou puder?
a) «Se eu poder passo em tua casa amanhã.»
b) «Não vou poder ir a tua casa amanhã.»

Qual das duas frases está correcta?

Disse a frase b)? Pois, acertou. Vejamos a distinção:

 - poder - é o infinitivo do verbo poder (lê-se pudêr). Utiliza-se em construções perifrásticas, antecedido de verbos como ir e haver. Ex. Ele disse que não ia poder ir a tua casa.

puder - é o futuro do conjuntivo do verbo poder, na 1ª ou 3ª pessoa do singular (lê-se pudér). Usa-se para indicar incerteza, e eventualidade no futuro, por isso, frequentemente vem antecedido de "se", tal como deveria acontecer na frase a):

Se eu puder passo em tua casa amanhã

Sem comentários:

Enviar um comentário